A HISTÓRIA DO ELEVADOR: CURIOSIDADES QUE TALVEZ VOCÊ NÃO CONHEÇA
Se engana quem pensa que a história do elevador começou recentemente. As primeiras utilizações nas quais se tem notícia marcam a data de 1500 a.C. Na ocasião, os egípcios elevavam as águas do Rio Nilo por meio da utilização de animais e pessoas para realizarem a tração que puxava grandes vasilhames com a água.
Com a Revolução Industrial, essa forma de tração evoluiu para energia a vapor e, posteriormente, para eletricidade.
Estes sistemas foram frequentemente utilizados até o século III a. C., sendo destaque em ocasiões como: a construção de pirâmides e os obeliscos do Egito, a alavanca do grego Arquimedes e o Colosso de Rodes.
E os elevadores modernos? Quando eles entraram em cena?
Os elevadores modernos foram desenvolvidos a partir do século XIX. Lentamente, vimos o sistema a vapor dar espaço para o sistema hidráulico. Inclusive, algo que poucos sabem: os primeiros elevadores hidráulicos foram projetados usando a pressão da água como fonte de energia. Na ocasião, os mesmos eram usados somente em fábricas, minas e armazéns.
O transporte de pessoas era algo inseguro nesta época, até que em 1853, durante uma feira em Nova York. Elisha Otis, conhecido como o inventor do elevador moderno, se movimentou verticalmente em uma plataforma, que se apresentava como um novo invento, ainda que aparentemente no aspecto estrutural se assemelhasse aos elevadores até então utilizados.
O grande diferencial, entretanto, era que a plataforma desenvolvida era baseada em trilhos serrilhados que prendiam a plataforma se ela perdesse sustentação e freios ocultos de segurança – essência de seu novo invento – evitavam que a plataforma caísse no solo.
Aliás, vale destacar que Elisha Otis resolveu o problema da segurança dos elevadores, tornando possíveis os arranha-céus. O invento dele possibilitou o surgimento das primeiras construções verticais de prédios de grandes alturas. Todavia, como ainda não existia energia elétrica, os elevadores ainda eram movidos a vapor ou força hidráulica.
Os primeiros elevadores eram muito lentos. Para que você tenha uma noção, para um passageiro alcançar o oitavo andar de um prédio, ele levaria, em média, 2 minutos. Mas, é claro, as coisas foram evoluindo e no ano de 1880, surgiram os primeiros elevadores elétricos, criado pelo inventor alemão Werner von Siemens.
História do elevador no Brasil
A história do elevador no mundo é bem interessante, não é mesmo? Mas, quando olhamos para o nosso país, temos detalhes ainda mais ricos!
Os elevadores brasileiros começaram a ser fabricados em 1918. Era o cabineiro, girando uma manivela, que fazia com que o elevador subisse ou descesse. Além disso, as portas eram abertas e fechadas manualmente.
Com a construção de edifícios mais altos, o transporte movido à manivela foi substituído por sistemas elétricos mais complexos, que dispensavam o serviço dos cabineiros. Na Europa, a indústria de elevadores é um dos termômetros que mede o volume de negócios gerados pela recuperação de imóveis. Cerca de 30% dos contratos firmados pelos fabricantes referem-se à modernização do transporte vertical em prédios antigos. Nos Estados Unidos, o processo iniciou-se nos anos 70 e, no Brasil, nos anos 80.
Até hoje edifícios brasileiros, construídos nas décadas de 40 e 50, mantém em uso os mesmos elevadores daquele tempo. Estes só estão funcionando graças à manutenção constante, pois já não oferecem conforto e praticidade para os usuários, que estão cada vez mais exigentes.
Atualmente, quem usa o transporte vertical não quer ficar muito tempo aguardando para poder entrar e, além disso, espera uma viagem rápida com suavidade nas paradas e segurança total. Inclusive, tal fato nos leva a números: alguns elevadores atuais são capazes de atingir a velocidade de 550 m/min, o que significa dizer que são mais de 45 vezes mais rápidos do que os seus antecessores.
A modernidade está escrevendo novas histórias
Enfim, hoje em dia os elevadores contam com modernos sistemas, que permitem grande conforto e segurança aos usuários. Conforme os modelos de construção avançam, os designs e opções de elevadores também se modificam. Inclusive, a Rays Elevadores desenvolveu o primeiro elevador do Brasil e até onde temos conhecimento também o primeiro da América Latina com movimentação dentro de um fosso inclinado.
Está pensando em instalar um Elevador?
Entre em contato conosco e peça um orçamento para sua obra.
Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Para saber um pouco mais sobre os nossos equipamentos clique aqui.
Caso precise de um orçamento e deseja comprar Elevador, Plataforma Elevatória ou Escada e Esteira Rolante, entre em contato conosco por aqui ou pelo telefone (44) 3031-4142 ou (44) 99771-0300.