MANUTENÇÃO DE ELEVADORES: QUAL A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA OS SEUS EQUIPAMENTOS
Você sabia que todos os equipamentos da Rays Elevadores possuem 01 (um) ano de garantia para peças e 03 (três) meses de manutenção/assistência técnica gratuita?!
Quando falamos em manutenção de elevadores, muitas pessoas logo remetem a problemas e contratempos com os equipamentos. Entretanto, a verdade é que a manutenção de elevadores, além de ser uma exigência legal, é algo fundamental para garantir o pleno funcionamento de cada componente e, é claro, proporcionar total segurança às pessoas que fazem o seu uso.
Como todo equipamento, os elevadores, sejam elétricos ou hidráulicos, podem sofrer desgastes com o tempo. Esse desgaste pode resultar em falhas graves em seu funcionamento, diminuindo sua segurança.
Mas, a questão é: de quanto em quanto tempo essa manutenção precisa ser feita? Existem normas a serem seguidas? A assistência técnica é realmente indispensável? Pensando em responder todas essas perguntas, montamos este artigo com os principais tópicos que você precisa saber sobre o assunto. Continue lendo as próximas linhas!
Por que o seu elevador deverá ter um contrato de manutenção?
Para entender os motivos pelos quais é necessário buscar pela manutenção de elevadores, é importante entender exatamente o que é esse processo. Assim, podemos dizer que esta manutenção visa garantir o pleno funcionamento das máquinas, proporcionando a máxima segurança dos usuários que usam o equipamento.
De maneira geral, o processo de manutenção consiste na realização de diversas ações que vão desde o monitoramento de cada componente até a conferência da execução das peças dos equipamentos.
É importante destacar que existem dois tipos de manutenção de elevadores. A primeira é a manutenção preventiva, que visa prevenir possíveis problemas com a máquina. A segunda é a manutenção corretiva que ocorre de forma pontual, garantindo a correção de problemas específicos no funcionamento do elevador.
Ter uma manutenção em dia além de reduzir custos de reparos ou até mesmo de troca de peças, diminui o tempo de parada dos equipamentos.
Quais os tipos de manutenção de elevadores?
Manutenção preventiva
Na manutenção preventiva é realizada uma visita por mês ao local onde o equipamento foi instalado. Durante essa visita, o técnico irá averiguar todos os componentes do elevador com o objetivo de realizar ajustes e correções, caso necessário, para evitar o desgaste das peças e problemas imprevistos.
Ou seja, seu maior objetivo é atuar de maneira preventiva. Essa manutenção se assemelha às manutenções periódicas que temos que fazer nos nossos veículos (carros, motos…). Portanto, além do monitoramento de peças e ajustes, quando falamos em manutenção preventiva, falamos também, de troca de óleo, lubrificação e limpeza dos componentes.
Manutenção corretiva
Já a manutenção corretiva, como o próprio nome sugere, é feita quando se tem a necessidade de corrigir algum problema pontual. Essa, portanto, tem como objetivo colocar o equipamento novamente em operação ou reparar algum outro tipo de problema que o equipamento vem apresentando, como ruídos, ajuste nas portas ou de outros componentes.
Entretanto, vale um alerta: fazer apenas a manutenção corretiva não é uma boa estratégia. Isso porque, ela resolve apenas problemas pontuais não sendo feito uma análise do elevador por completo. Sendo assim, indica-se realizar a manutenção preventiva para evitar que a manutenção corretiva seja necessária.
Ter um contrato de manutenção abrangendo manutenções preventivas e corretivas, colabora para evitar grandes gastos com o seu equipamento, considerando que o custo para consertar um componente ou até mesmo um sistema danificado é bem maior do que o de prevenir tal problema.
O que deve ser considerado na manutenção de elevadores?
É importante ter em mente que a manutenção de elevadores é regulamentada pela NBR 16083 e NR 12. Embora existam normas internas de cada empresa, leis nacionais, municipais e até mesmo normas internacionais, a NBR 16083 é a norma regulamentadora da manutenção de elevadores dentro do território nacional.
Considerando a regulamentação, a manutenção preventiva do equipamento deve ter como foco os pontos abaixo:
Verificação dos principais componentes do elevador;
Lubrificação;
Limpeza;
Configurações;
Ajustes.
Assim, caso você procure uma empresa que não é parceira da Rays Elevadores para fazer esse procedimento, você deverá se certificar que o técnico responsável verificou os pontos acima, a fim de manter a segurança e bom desempenho do elevador. Além disso, você deve se atentar se o técnico vistoriou todas as peças do equipamento, principalmente o cabo de aço, quadro de energia, quadro de comando, máquina de tração, cabine, botões, portas, contra peso, polia de desvio, entre outros.
A recomendação é que a manutenção preventiva seja feita mensalmente, principalmente se o uso do elevador é constante.
Quais os riscos de não fazer a manutenção de elevadores?
A manutenção de elevadores garante uma maior vida útil para o equipamento, evita paralisações e afasta riscos de acidentes. Quando a mesma não é feita, pode-se apresentar de forma recorrente problemas no elevador.
Isso porque, sem a manutenção correta, problemas que poderiam ser reparados de forma preventiva podem começar a aparecer, tais como: portas fechando ou abrindo antes do esperado ou até rápido demais, ruídos, trancos, vibrações, sensores desregulados, desnivelamento entre a cabine e o pavimento.
Por fim, com todas essas informações temos apenas uma coisa para afirmar: não coloque a economia a curto prazo na frente da segurança. Priorize sempre a qualidade da manutenção dos elevadores, buscando a segurança de todos e a proteção do sistema.
Nós contamos com técnicos especializados e empresas parceiras por todo o Brasil, prestando o melhor serviço de manutenção para os seus elevadores. Sendo referência no mercado, garantimos que o seu equipamento manterá o melhor desempenho e que possíveis contratempos serão evitados ou resolvidos.
Como ajudar a evitar problemas no seu elevador?
Primeiramente e mais importante é estar em dia com o contrato de manutenção preventiva e corretiva junto a uma empresa credenciada no CREA e com corpo técnico especializado. Existem dicas e atitudes simples que podem ser tomadas a fim de evitar problemas nos elevadores. Confira:
Tomar os devidos cuidados na limpeza externa do elevador, não deixando entrar água dentro do fosso pelo vão da porta bem como nos seus componentes internos;
Verificar a vedação do fosso do elevador, evitando a queima de peças do equipamento devido a entrada de água;
Não utilize objetos que impeçam o fechamento da porta;
Não pule ou faça movimentos bruscos;
Sempre deixar o rodapé da porta limpo, a fim de evitar que a porta “trave” em alguma sujeira.
Não force a porta do elevador, essa ação pode causar incidentes ou desregular o equipamento;
Não ultrapasse a capacidade máxima dos elevadores.
Está pensando em instalar um Elevador, Plataforma Elevatória ou Escada/Esteira Rolante?
Entre em contato conosco e peça um orçamento para sua obra.
Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Para saber um pouco mais sobre os nossos equipamentos clique aqui.
Caso precise de um orçamento e deseja comprar Elevador, Plataforma Elevatória ou Escada e Esteira Rolante, entre em contato conosco por aqui ou pelo telefone (44) 3031-4142 ou (44) 99771-0300.