VALE A PENA TER UM ELEVADOR RESIDENCIAL?

Quando falamos sobre a aquisição de um elevador residencial muitas pessoas logo remetem a algo luxuoso e caro. Entretanto, este equipamento tem se mostrado cada vez mais acessível e importante no dia a dia das famílias, se tornando uma opção que ultrapassa as margens de preço, proporcionando grandes vantagens aos moradores de uma residência.

Ter um elevador residencial na sua casa garante acessibilidade e conforto a todos além de garantir uma maior valorização do seu imóvel, aliando funcionalidade e estilo em um só projeto. Mas, se você chegou até aqui para saber dicas ou entender melhor se o elevador residencial vale a pena ou não para a sua casa, continue lendo as próximas linhas para saber todos os detalhes sobre o assunto.

Por que um elevador residencial pode ser uma boa escolha?

Os tempos estão mudando rapidamente e, com ele, estamos acompanhando um aumento na expectativa de vida, por exemplo. Com isso, vemos um maior número de pessoas idosas necessitando de ajuda para se locomover. Além disso, não podemos esquecer das pessoas com mobilidade reduzida e das gestantes, que precisam de formas que facilitem sua locomoção.


Além do quesito acessibilidade, não podemos esquecer da valorização do imóvel. Um elevador residencial agrega e muito valor à residência, estima-se que um elevador valorize cerca de 20% do seu imóvel. Aliás, vale destacar: cada vez mais pessoas têm buscado por imóveis inteligentes e com alta tecnologia. Mas, é claro, os benefícios desta escolha não param por aí e ainda podemos citar:


  • Maior comodidade na conclusão de tarefas diárias, como levar compras, mobília, mala e demais itens pesados para outros pisos de forma fácil e ágil;

  • Possibilidade de personalização, permitindo que você valorize esteticamente seu imóvel;

  • Vantagens no mercado imobiliário, ter um elevador na sua casa é um diferencial em meio a um mercado tão competitivo;

  • Baixo consumo de energia elétrica;

  • É muito mais seguro e evita acidentes, além de desgaste físico, utilizar o elevador para se deslocar entre andares do que por uma escada;

  • Você não precisa se preocupar com grandes reformas, o elevador residencial pode ser instalado em diferentes pontos do imóvel, a instalação é simples, rápida e feita por profissionais experientes e capacitados;

  • Baixo custo de manutenção ou assistência técnica.

O que você precisa saber antes de tomar a sua decisão

O ideal é que o elevador seja adquirido antes do início da construção da sua casa. Isso porque, quando a residência já é projetada para comportar um elevador, os custos da construção civil do fosso e do próprio elevador são menores.


É importante que antes da construção do fosso o cliente já tenha definido qual equipamento e de qual empresa ele vai adquirir. A Rays Elevadores, tão logo do fechamento do contrato, fornece aos seus clientes um projeto personalizado de Orientação de Obra Civil, com todas as informações civis e elétricas do fosso do elevador. Assim, o cliente tem em mãos um documento técnico para dar início a construção do fosso do elevador. 


Mesmo se o fosso do elevador já estiver construído, em nada limita o cliente da aquisição do mesmo. Nesse caso, a nossa empresa irá elaborar um projeto técnico com todas as informações necessárias para adequar o fosso do elevador ao equipamento escolhido.


Quando se pensa na instalação de um elevador residencial, a primeira preocupação que surge é sobre quantos passageiros é possível transportar. Conforme a NBR12892 o elevador residencial deverá carregar no mínimo 03 passageiros ou 225 kg.


Para quem tem curiosidade sobre a manutenção dos elevadores, existem dois tipos: a preventiva e a corretiva. Destas, a preventiva é a principal. A visita ocorre mensalmente, auxiliando na identificação e correção de inconformidades, promovendo a segurança de todos os usuários além de estender a vida útil do seu elevador. Já a manutenção corretiva é feita de forma pontual, normalmente após um mau funcionamento do elevador e pode ocorrer várias visitas no mês, dependendo da necessidade.


Por fim, é hora de partir para uma das decisões mais importantes, qual é o equipamento ideal para a sua residência?

Quais os tipos de elevador residencial?

Existem diferentes tipos de elevadores residenciais no mercado. Cada um com sua peculiaridade, é possível escolher a opção que mais se encaixe às suas necessidades e às características do seu imóvel.

Elevador Elétrico

É o tipo mais comum em residências. Pode ser com casa de máquinas ou sem casa de máquinas. Esses elevadores são acionados por motores elétricos para tração e contrapeso. Neste sistema, a máquina de tração é a responsável pelo movimento do elevador.


Já o Elevador Elétrico sem casa de máquinas é um dos mais modernos, atraindo os olhares do mercado por não precisar de uma estrutura específica para a casa de máquinas. 

Elevador Hidráulico

Este modelo trabalha através de um sistema hidráulico para que sua cabine suba e desça.  O elevador hidráulico é acionado por uma unidade hidráulica movida por um motor elétrico. Esta unidade gera a força e a expansão dos fluidos que realizam a movimentação dos cilindros hidráulicos, elevando a carga do elevador.


Para maiores informações sobre os Elevadores Elétricos e Hidráulicos, consultar o link.



Plataforma de acessibilidade

Além do elevador residencial, que pode ser do tipo Elétrico ou Hidráulico, também é possível escolher uma plataforma de acessibilidade. Muitos clientes optam por esse tipo de equipamento pelo custo benefício. 


Diferentemente do elevador, a plataforma elevatória possui algumas limitações. Conforme as NBR 15655-2, NBR 9050 e NBR ISO 9386-1:2013 a plataforma deve possuir velocidade máxima de 6m/min, capacidade de 03 passageiros ou 225 kg, portas manuais e poderá ser instalada num percurso de até 04 metros. Já o elevador residencial possui limitação de velocidade de 20m/min, pode atingir um percurso de até 12 metros, possui portas automáticas e pode ter sua capacidade de até 600 kg ou 08 passageiros.




Para saber mais sobre a diferença entre esses equipamentos acesse o link.


Somente uma empresa especializada poderá indicar a melhor opção após análise do projeto ou do local onde o elevador será instalado. 


Se você deseja incluir um elevador residencial ou uma plataforma para acessibilidade em seu imóvel, seja no início do seu projeto ou em uma reforma, entre em contato com a nossa empresa. Será um prazer fazer parte do seu projeto!


Está pensando em instalar um Elevador, Plataforma Elevatória ou Escada/Esteira Rolante?

Entre em contato conosco e peça um orçamento para sua obra.

Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Para saber um pouco mais sobre os nossos equipamentos clique aqui.


Caso precise de um orçamento e deseja comprar Elevador, Plataforma Elevatória ou Escada e Esteira Rolante, entre em contato conosco por aqui ou pelo telefone (44) 3031-4142 ou (44) 99771-0300.

Compartilhe:

FALE CONOSCO